Teremos concurso para Delegado Federal em 2018?

Olá pessoal. E então, teremos ou não concurso para Delegado de Polícia Federal em 2018?

Esta é sem dúvida uma das perguntas que eu mais respondo em meu dia a dia. Como coordenador de turmas para DPF desde 2004, sabemos o quanto é comum que alunos que tanto sonham com esta carreira carreguem consigo esta ansiedade. Sempre afirmamos o quanto é importante estudar antes do edital; mas todos entendem o quanto a previsibilidade e proximidade deste edital é essencial para motivação e concentração.

Ao longo dos anos, pautamos nossa conduta na total transparência com os alunos. Preferimos agir assim, pois acreditamos que a fase como concurseiro já carrega em si uma série de angústias e aflições. Não creio ser nosso direito induzir falsas expectativas. Por isto, a resposta mais comum a esta indagação é um sincero: “não tenho a menor ideia se o concurso vai sair”. E esta resposta se baseia na experiência e procedimentos que estão por detrás da publicação de um novo edital. Quem conhece, sabe o quanto é burocrático e político o jogo de abertura de um concurso da magnitude do cargo de Delegado Federal.

Pois bem, no início de 2017 vários cursos preparatórios cravaram: edital para Delegado Federal está autorizado, concurso em breve! Líamos assustados e incrédulos estas afirmações, uma vez que não condiziam com a realidade. O ano está acabando e fica nossa pergunta: cadê o edital que fora prometido? Muitos tentam vender ilusões, ávidos por novas matrículas. Este não é, definitivamente, o jeito Supremo de trabalhar.

Então o que mudou e que nos faz escrever estas linhas? Todos sabem que a Direção-geral da Polícia Federal sofreu alteração neste final de 2017. O Delegado de Polícia Federal, Classe Especial, Dr. Fernando Segóvia assumiu a cadeira de Diretor-geral. E ele vem se mostrando um atento dirigente quanto às necessidades da carreira. Por isto, em recente entrevista, Segóvia disse saber da carência de Delegados, fato este que vem impactando inclusive algumas operações da PF.

Esta carência é algo absolutamente notório. Entre 2009 e 2017 entraram apenas 130 (cento e trinta) novos Delegados Federais, do concurso realizado no ano de 2013. Ou seja, em 2018 completam-se cinco anos sem concurso para a carreira dirigente do órgão. Neste período, obviamente, ocorreram centenas de aposentadorias, exonerações, demissões, sem contar a quantidade de Delegados Federais que estão cedidos a outros órgãos (basta imaginar que a maioria das Secretarias de Segurança Pública dos Estados são chefiadas por Delegados Federais cedidos).

Estima-se que existam no momento aproximadamente 600 cargos vagos, ou mais. Ou seja, uma notória falta de pessoal que impacta o órgão que mais vem se destacando, sobremaneira na última década, no combate a crimes sensíveis, como os delitos de colarinho branco.

O processo que pede abertura de novo concurso para Delegado Federal está parado no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Acreditamos que, com a entrada do novo Diretor, é possível que haja a movimentação política necessária para que em 2018 tenhamos a tão esperada abertura de novo edital para Delegado. Não cremos que seria um edital para 600 vagas, dada a conjuntura econômica do País. Mas, certamente, um novo edital contemplaria pelo menos umas 150 vagas. Isto é nosso palpite. Quem sabe não tenhamos um edital ainda maior. Vamos aguardar, com esperança e focado nos estudos.

Nossa turma de Delegado Federal 2018 será gravada a partir de janeiro, com aulas totalmente inéditas e atualizadas. Todos os professores do Time Supremo estão escalados e animados para realizarmos a melhor turma de todos os tempos. Nossa meta é ser novamente o curso que mais aprova em Delegado Federal, como ocorreu em 2013.

Supremo 2018; cada vez mais “A Casa do Delegado”.

Link para inscrição na turma:

http://www.supremotv.com.br/curso-para-delegado-de-policia-…

Aos estudos!

Bruno Zampier.

Curtiu esse Artigo? COmpartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe Seu Comentário!

Publicidade
Últimos Posts
Publicidade

Assine nossa Newslatter