Negros representam menos de 1% do corpo jurídico de grandes escritórios

Advogados negros representam menos de 1% do corpo jurídico de nove das maiores bancas do país. A conclusão é do Censo Jurídico 2018, de autoria do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

A pesquisa foi feita em parceria com a Aliança Jurídica pela Equidade Racial e a FGV Direito SP. A aliança tem o objetivo de aumentar a diversidade racial no mercado da advocacia e é formada pelos escritórios Trench Rossi, TozziniFreire, Mattos Filho, BMA, Demarest, Lefosse, Pinheiro Neto, Veirano e Machado Meyer.

A pesquisa, que será divulgada nesta quinta-feira (21/3) em evento na FGV-SP, coletou respostas de 3624 funcionários dos escritórios da aliança, incluindo: corpo jurídico, setor administrativo e auxiliares. O corpo jurídico contabiliza os cargos de advogado júnior, pleno, sênior e os sócios das bancas.

De acordo com a pesquisa, somente 19% de todos os funcionários dos escritórios são negros. As mulheres e homens negros representam 10% e 9%, respectivamente, do total de trabalhadores das empresas.

A pesquisa também concluiu que 11% dos funcionários brancos nas bancas são sócios. Quanto aos negros, não há uma quantidade significativa de sócios, nem de advogado sênior, pleno ou sequer de júnior.

Entre os cargos relacionados ao Direito, só há quantidade significativa de negros na função de estagiários. Eles representam 9% do total de negros que participaram do estudo.

A pesquisa também revelou que 36% dos negros sabem de vagas de trabalho pela internet, enquanto uma das principais formas dos brancos para se informarem de oportunidades de trabalho é por meio de amigos ou parentes.

Leia reportagem completa.

Extraído de Jusbrasil

Curtiu esse Artigo? COmpartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe Seu Comentário!

Publicidade
Últimos Posts
Publicidade

Assine nossa Newslatter